Espírito Santo de Deus, vem controlar todo meu ser, vem dirigir o meu viver… O meu pensar, o meu falar, o meu sentir, o meu agir…

9 10 2008

Diferentemente dos outros posts, o título deste não é um versículo da bíblia, mas sim uma oração que fiz hoje pela manhã, que na verdade é uma música antiga (se eu não estiver errado o autor é o Asaph Borba, se eu estiver errado me corrijam, tem um CD dele de 1986, chamado Canções do Espírito Santo que tem esta música, mas isto não é o mais importante…), a música toda é bem simples, mas muito profunda, e diz:

Espírito, Espírito, Espírito Santo de Deus.
Espírito, Espírito, Espírito Santo de Deus.
Vem controlar todo o meu ser, vem dirigir o meu viver.
O meu pensar, o meu falar, o meu sentir, o meu agir.

Uma letra simples, mas com uma profundidade tremenda, pois creio que cada vez mais tenho que pedir isto ao Espírito Santo, que Ele venha dirigir o meu viver.

Temos quatro faces do nosso viver nesta música: Pensar, Falar, Sentir e Agir. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Pensar

Senhor, daqui para frente quero pensar como tu queres, coloca em mim pensamentos puros, que venham alegrar ao teu coração.

“Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva; até quando permanecerão no meio de ti os pensamentos da tua iniqüidade?” (Jeremias 4:14)

O Desejo de Deus é que nossos pensamentos sejam controlados pelo Seu Espírito Santo, para que estes sejam pensamentos puros.

Recentemente tivemos um estudo em nossa célula (Rafa, você é uma benção meu irmão), onde vimos que muitos de nossos pecados, senão todos começam a partir de nossos pensamentos. Para resolver este problema temos um versículo que nos ajudará muito em nossa caminhada:

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).

Sentir

Pensamentos normalmente são quase como reflexos, vem e vão rapidamente, porém pensamentos tendem a tornar-se sentimentos e ai pode estar a solução ou o problema.

Se temos nossos sentimentos controlados pelo Espírito Santo, estes posteriormente se tornarão em boas atitudes (veja, isto é um ciclo), porém o problema ocorre quando não conseguimos entregar nossos sentimentos a Deus.

Filipenses 2:5 nos diz: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,”.

Sentimentos como ódio, raiva, rancor, inveja, e outros do mesmo tipo, não se parecem com os sentimentos demonstrados por Jesus aqui na terra, bem pelo contrário, Ele demonstrou amor para com o próximo que se contrapõe a todos os sentimentos listados anteriormente.

Se muitas vezes nos vemos em meio a estes sentimentos devemos orar a Deus para que ele nos ajude a amar aqueles que estão ao nosso redor…

“… E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:7).

Falar

“… mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.” (Mateus 15:18)

Isto foi dito por Jesus a Pedro, quando ele não entendeu o que Jesus quis dizer aos fariseus com a frase:

“O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.”

Outra frase bem conhecida diz:

“A boca fala do que o coração está cheio”.

Como disse anteriormente, isto é um ciclo, se seus pensamentos e sentimentos são bons, você edificará a vida das pessoas através de suas palavras, porém se você só pensa bobagem, só tem sentimentos ruins em seu coração, da sua boca só podem sair palavras de desânimo, contenda, ira, etc.

Muitas vezes queremos que Deus nos ajude a falar do Seu amor para alguém, mas em nosso coração não estão gravadas as palavras que Jesus pregou aqui na terra, mas sabemos tudo sobre futebol, novelas, filmes, bolsa de valores.

Lembre-se, a sua boca fala do que o seu coração está cheio. Se o seu coração está cheio de futilidades, a sua boca só falará sobre futilidades, agora se o seu coração está cheio do amor de Deus certamente você abençoará as pessoas ao seu redor.

“Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!” (Salmos 19:14).

 Agir

Agora vem a parte difícil… Ultimamente tenho pedido que Deus me ajude a “andar” de acordo com aquilo que eu creio e falo.

Querendo ou não todos têm a consciência do que é certo ou errado, principalmente nós que podemos ver através da bíblia o plano de Deus para a humanidade e Seus princípios. Porém na maior parte das vezes não é nem um pouco fácil fazer o que é certo.

Paulo já enfrentava este problema:

“.. porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.” (Romanos 7:15)

Sabemos o que é certo, temos a vontade de fazer o que é certo, mas agimos de maneira errada. Esta é a tônica da humanidade…

Mas como podemos mudar esta situação?

Agora vocês podem entender a minha motivação em pedir que o Espírito Santo venha dirigir todos os aspectos da minha vida…

I Coríntios 2:12-15 nos diz:

“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecerem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.”

 Certa vez ouvi um irmão falar que quando aceitamos a Cristo, nós temos o Espírito Santo, mas nossa vida realmente muda quando o Espírito Santo passa a nos ter.

About these ads

Ações

Information

3 responses

24 01 2009
Rogerio

Graça de Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Estava a procura na internet dessa canção e me deparei com esse belo texto, que nos faz refletir sobre a profundidade inserida nessa linda canção que marcou muito a minha vida no iniciou da carreira da fé… Esse texto trouxe um novo horizonte para visualizarmos e procuramos cada vez mais a estar dispostos para receber toda a direção do Espiríto Santo de DEUS..

Que o Senhor Jesus vos Abenções.

28 05 2010
Luciana Moreira

Olha em minha nova fase de vida me deparei com esse texto maravilhoso que me faz vêr a importância de termos DEUS em nossa VIDA, e surpreedentemente me motivie a seguir em frente em minhas lutas e conquistas que não é facil.

obrigada irmão:)

28 12 2010
Teresa

Tenho que fazer uma pregação do Evangelho de Mateus sobre a coragem, o agir e falar e me lembrei desta música e procurando na internet vi essa linda oração sobre a música. É o Espírito Santo se manifetando em mim da mesma forma que manifestou em todos vocês.
Muito obrigada Jesus! Muito Obrigada ao nosso Bom Deus! Muito obrigada a Maria pelo seu sim! Muito obrigada a vocês!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: